Trabalhar o lúdico nas séries iniciais é o melhor meio para se colher bons resultados, afirma a experiente professora Abadia Consuelo, que chamamos carinhosamente de Consuelo (ou seja, ela gosta de ser chamada assim). Na sala do 2° ANO A, ela tem aplicado jogos pedagógicos tornando as aulas mais atrativas, com o uso de material próprio e do que há à disposição na biblioteca.
A resultante deste trabalho é uma aula mais significativa e ampliação das oportunidades de aprendizagem que por serem "de menos cobranças" os conhecimentos são assimilados de forma espontânea, sem que o próprio aluno perceba. Trabalhar de forma lúdica não é brincadeira de "faz de conta de aprender" como muitos pais e professores acreditam, é uma quebra de paradigmas de modelos engessados do ensinar por novos paradigmas onde as crianças também se tornam agentes de sua própria aprendizagem.
O lúdico quebra a rotina na sala de aula bem como aquela disciplina rígida onde somente o professor possui a voz e a vez, bem como as alterações de ambientes e realidades que fogem às atividades restritas à sala de aula, o que não significa que os alunos podem fazer o que querem a qualquer momento, e sim que dentro das regras que regem a escola/ família, eles devem agir no cumprimento de seus direitos e deveres, bem como posteriormente em sociedade, buscando o bem pessoal e coletivo no respeito, amor e liberdade.
Abadia Consuelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário