Pesquisar neste blog

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Alfabetização e letramento - Chapeuzinho Vermelho


          A alfabetização aliada ao letramento proporciona ao aluno um aprendizado mais significativo. É necessário que os alunos familiarizem com diversos gêneros textuais e se sintam inseridos no universo da escrita para que seu aprendizado contribua para o seu melhor desempenho como cidadão em exercício de suas práticas sociais. As turmas de 1º ano das professoras Renata Damião, Lucilene e Renata Natal (1° ANO "A", 1° ANO "B", 1° ANO "C") realizaram atividades de alfabetização e letramento, em que foi trabalhada uma sequência didática com a história do Chapeuzinho Vermelho. 
          A história foi apresentada em áudio e em teatro de fantoches, com a participação da bibliotecária na apresentação da mesma. Esta forma de apresentação contribui para atrair mais a atenção dos alunos que já tem conhecimento desse famoso clássico universal,e, de fato, demonstraram muito gosto. Após a apresentação da história foram realizadas as atividades de interpretação oral; a ilustração da parte que mais gostou; desenho sobre a história para colorir; trava-língua do doce; lista de doces; receitas de doces. Todos estes gêneros textuais contextualizados à história e ao processo de alfabetização dos mesmos. 
          E, para finalizar, fizemos uma receita de doce de leite em pó para os alunos, que com muita alegria deliciaram os docinhos.

                                                                       Professora Lucilene, Renata Damião e Renata Natal














Nenhum comentário:

Postar um comentário