Brincar embora pareça uma ação "nada haver" com o ato de educar, é um dos meios e recursos mais eficazes no desenvolvimento da criança de um modo mais amplo, dito integral. É brincando que a criança vai percebendo o mundo que a circunda, o mundo dos adultos e como estes se relacionam e interagem com este mundo, e assim, vão também se aproximando deste mundo e aprendendo a se relacionar e a interagir com o mesmo e as pessoas. Muitas vezes, aulas puramente ilustrativas e expositivas, não "penetram" o entendimento da criança, a qual não consegue assimilar o que se pede, não ocorrendo assim a aprendizagem. Já durante as brincadeiras, esses bloqueios mentais, são diminuídos pela relaxação e prazer que o brincar provoca, somado à "cobrança ou exigência velada", a aprendizagem ocorre mais naturalmente. O professor que tem o brincar como aliado, consegue conquistar os alunos, e uma aprendizagem menos traumática e sem fadigas. A professora Sammya do 1° ano "A" sempre realiza atividades lúdicas com seus alunos, essa semana ela trabalhou o bingo do alfabeto, atividade bem recebida pelas crianças, que entusiasmadas, demonstraram um show ao marcar com círculos coloridos, as letras cantadas pela professora. As variações podem ser: explorar o alfabeto em letras de imprensa maiúscula e em minúscula, em cursiva maiúscula e minúscula, bem como as diferenciações que vemos das letras do alfabeto em palavras em outros portadores de textos, como em revistas, jornais, etc. podendo realizar as atividades em locais diferentes, como no pátio, quadra, caso seja coberta, em um gramado plano, etc..
Nenhum comentário:
Postar um comentário