O antigo dia "D" que ocorria nas escolas voltou renovado este ano, como o "Virada Educação", com objetivos semelhantes, embora com uma nova roupagem, uma intenção de reavivar a educação na busca de uma melhoria real. "A Secretaria de Estado de Educação apresentou aos servidores e comunidades escolares a proposta da “Virada Educação”, estratégia de construção de um pacto da sociedade em defesa da melhoria da educação pública em Minas Gerais." O Virada Educação ocorrerá em três momentos durante o ano, em uma reunião com profissionais de cada escola no primeiro momento, no segundo momento com a família e depois em vários outros segmentos sociais, buscando assim uma maior participação e interação da coletividade. Nos dias 11 e 14 de julho, no caso de nossa escola, os resultados do SIMAVE/2014 serão qualificados pelos educadores e comunidade escolar. Em um segundo momento, ao longo do mês de agosto, nos Territórios de Desenvolvimento e, por meio das rodas de conversa com jovens e educadores, serão continuadas as atividades de discussão. Já num terceiro momento, no dia 19 de setembro, os Territórios Educativos (a escola, a rede de espaços educativos e os atores sociais da comunidade do seu entorno) serão ocupados por atividades que promovam a conexão de projetos, iniciativas e experiências com vistas a uma construção coletiva “que percebe o aprender e o ensinar espalhados por todos os lugares”.
Segundo a professora Augusta Aparecida Neves de Mendonça, Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEEMG, é “importante ressaltar que a Virada Educação não se caracteriza como uma proposta de evento isolado, mas como uma iniciativa de ações e práticas escolares contínuas, configurando-se como um marco para um rico processo de reflexão, construção e vivência de experiências educacionais, ancorado nos princípios da autonomia, democracia e qualidade social”.
Já aconteceu a primeira reunião em nossa escola neste último sábado, 11/07/2015, onde foram analisados os resultados das avaliações sistêmicas dos estudantes dentro de uma perspectiva ampliada. Cada professor analisou em separado e em grupos, os indicadores de desempenho apresentados pelos resultados, identificando as especificidades do grupo avaliado e considerando os contextos escolares em que os resultados foram produzidos. Também foram apontados os desafios e as potencialidades referentes às variáveis que influenciam na qualidade do atendimento educacional pela escola por meio da reflexão de questões, tais como: organização do trabalho escolar, processos de ensino e de aprendizagem, processos de gestão escolar, desempenho educacional, relações interpessoais, convivência democrática, educação integral, educação inclusiva, formação continuada dos profissionais. Está previsto para dia 14 de Julho de 2015 a reunião com os pais, dando assim continuidade ao cronograma do Virada Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário