Pesquisar neste blog

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Complementação: Dia"D" "Toda escola pode fazer a diferença"



          O dia D é um dia de trabalho especial, em que toda a equipe escolar para suas atividades para análise dos resultados das avaliações externas realizadas no ano 2013, PROALFA e PROEB e avaliações interna dos trabalhos desenvolvidos no dia-a-dia do aluno, visando à elaboração e implementação do Plano de Intervenção Pedagógica – PIP.  Discutiremos também maneiras de alcançar sucesso com o PIP e traçar com ações definidas, na concretização nos tempos e espaços esco
lares a aplicação das estratégias de intervenção pedagógica.
        O PIP é um programa elaborado de acordo com as dificuldades apresentadas pelos alunos de forma individual. A partir desse conhecimento, são planejadas atividades escolares que propiciam o desenvolvimento das capacidades e habilidades necessárias à leitura, escrita e alfabetização matemática, para serem aplicadas nas salas de aula, durante um período viável para a conquista de um desempenho melhor pelo educando.
O Programa de Intervenção Pedagógica é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação – SEE/MG, desenvolvido em todas as escolas do Estado, com o objetivo de oferecer apoio pedagógico à equipe escolar e garantir a aprendizagem do aluno e consequente melhoria do desempenho da escola.
           Inicialmente planejado para atender aos alunos dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), comprovou-se a eficácia do PIP a partir dos resultados do PROALFA e do IDEB, tendo sido ampliado, em 2011, para os Anos Finais do Ensino Fundamental e, em 2013, para todas  Redes Municipais do Estado de Minas Gerais.
    
 O dia D terá o seu segundo momento no dia 23, com a ação "Toda comunidade participando", quando a escola abrirá suas portas a toda a família e responsáveis e foram convidados a conhecer as ações traçadas para que a verdadeira aprendizagem aconteça. Na oportunidade a comunidade também apresentou sugestões de atividades escolares que visam trabalhar e dirimir as dificuldades apresentadas pelos alunos. Tudo com um único objetivo: garantir a aprendizagem e qualidade de ensino ao aluno.
      Segundo a supervisora Norma, "o dia D é um momento importante na escola, porque o educador pode realmente planejar um trabalho de resgate do desempenho do aluno, atendendo a uma diversidade. A política do governo do Estado e que foi adotada é:” toda a escola pode fazer a diferença, nenhum aluno a menos, todos com a mesma oportunidade de aprendizagem"."

Nenhum comentário:

Postar um comentário