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quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Comunicando somos mais...


    Muitas vezes os professores se prendem muito à cronogramas, à gráficos, à avaliações exteriores e interiores e se esquecem de quem mais necessitam deles, os alunos e alunas. Não quero dizer com isso que a parte burocrática da escola seja sem importância ou desnecessária, só não pode tomar todo o tempo e energia do professor. Os alunos e alunas necessitam de um professor "presente" e "inteiro" na sala de aula que os atenda em suas reais necessidades.
    E quais seriam as reais necessidades dos nossos alunos nos dias de hoje? 
  Como as turmas são bem heterogêneas, a resposta a esta pergunta seria variável. Mas quais são as principais, as de base, e por ordem tendem a ser prioridade, pois será a educação que os acompanhará por toda a vida?
    Enumero algumas que, enquanto educador, considero essenciais, visto que pode-se ir além na auto-superação.
    Saber a hora de ouvir, saber a hora de falar, portar-se bem em ambientes diferentes, ter bons cuidados com a higiene pessoal e do ambiente, saber cuidar de si e do ambiente, respeitar autoridades, ser criativo, motivado, ter iniciativa, boa capacidade de raciocínio, saber lidar com as novas tecnologias e com as antigas, saber ser e fazer amigos, bem como ler e escrever, etc.
    E como alcançar tais objetivos, diriam alguns, impossível nos dias de hoje? Mas não creio ser impossível à medida que se conquiste os alunos no valor à sua humanidade e situação de ser humano em desenvolvimento, na valorização de seu potencial e habilidades. Cada ser humano possui dentro de si enorme potencial para absorver boa parte de conhecimentos já construídos ao longo da história da humanidade e superar estes na criação de novos conhecimentos.
    Mas em se tratando de crianças menores nos ciclos de alfabetização e complementar, as repostas vêm se pararmos para observar as nossas próprias ações enquanto educadores e pais, e a receptividade das mesmas em relação ao que vem sendo oferecido.
    Os problemas ocorridos por falta de disciplina e a própria indisciplina em sala de aula pode ser por alguns pequenos descuidos da pessoa do professor e dos pais ao negligenciarem orientações claras é importantes que orientem as condutas dos mesmos. É importante orientar de modo claro e preciso, sem usar de fantasias, chantagens emocionais, imposição de idéias na base da força e ou instituição do medo. Importante dar ênfase que como nós, são seres humanos, sujeitos a erros e acertos, e que assim devem ser tratados, como seres humanos, erros podem ser corrigidos e muitas vezes possibilitam novas aprendizagens e crescimento pessoal, a pessoa deve sempre ser valorizada, já as ações negativas, devem ser orientadas a ponto de serem vistas pelos alunos e alunas como algo possível de correção, e assim encontrem nos adultos motivações exteriores e em si motivação interior para proporem as mudanças necessárias.
    Seres vivos são criaturas dinâmicas, nasceram para o movimento e isto é comprovado cientificamente, outro erro dos pais e professores é tentar criar rotinas rígidas que obriguem seus filhos e filhas e alunos e alunas a permanecerem sentados e pior, calados por longos períodos. Impossível. é preciso desenvolver rotinas mais próprias para eles, com horas para se levantar, para se sentar, correr, para falar, para ficarem em silencio. Que ao menos de cinquenta em cinquenta minutos, as atividades tomem novas direções para quebrar as possíveis monotonias e permitir o movimento tanto corporal quanto em relação aos afazeres, que sendo dinâmicos e diversificados, terão mais chances de caírem no gosto dos alunos e alunas, que assim poderão absorver melhor os conteúdos e propostas pedagógicas previstas para suas faixa etárias.
    Como alcançar autonomia para a vida sem viver, ser agir, ser falar, sem interagir, sem se posicionar, sem questionamentos, sem dúvidas e curiosidades a serem saciadas, sem se socializar, e etc. Isso tudo se conquista no viver cotidiano tanto escolar quanto familiar e ambos são potencializadores ou não destes seres "menores" em desenvolvimento.
    Rodas  de conversas e diálogos, o ouvir/ escutar e o falar, convívios extra-classe e rotinas extra-classe e também fora do lar e além da escola, promovem maior comunicabilidade ou seja a arte de comunicar, e pessoas que sabem se expor e comunicar bem geralmente são mais calmas, tranquilas, sensatas e buscam agir de modo politizado, com equilíbrio e harmonia, instalando a paz por onde passam.

Pensem bem nisto, e façamos junto uma educação de sucesso!

Professor, Pedagogo, escritor e poeta Adalmir Oliveira Campos
    

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