Pesquisar neste blog

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Bullying nas escolas - Dica de leitura

   
    As férias definitivamente começaram. Um novo ano se abriu para novas descobertas e novas vivências. Mas a capacitação continuada e a busca de conhecimentos por parte dos pais, professores e alunos não pode parar. A vida em si é uma aprendizagem, e a aquisição de novos conhecimentos com certeza proporciona uma melhor qualidade de vida.
    Pensando em tudo isso,  postaremos semanalmente dicas de livros que você pai, você mãe, você professor, você professora, poderão ler no decorrer de todo o ano e assim, ter uma contribuição na arte de educar para a vida, aqueles que estão sob suas tutelas.
    A dica de hoje, é do Livro Bullying nas escolas: mentes perigosas nas escolas, da autora Ana Beatriz Barbosa Silva, Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
    É um livro bom de ler, que nos auxilia a detectar o bullying desde a mais tenra idade, inclusive no lar, e as tendências à prática do bullying, facilitando assim a educação e reeducação desta prática, com vistas à coibição, extinção e combate da mesma na vida das pessoas vítimas do bullying. Este mal não pode ser tolerado pela sociedade.
     De origem inglesa, a palavras bullying corresponde a um conjunto de atitudes de violência física e/ ou psicológica que ocorrem nas instituições de ensino, e inclusive no lar. Crianças e  jovens vítimas de bullying, na maioria das vezes, sofrem calados frente ao comportamento de seus ofensores. As consequências podem ser desastrosas, desde repetência e evasão escolar até isolamento, depressão e, em casos extremos, suicídio e homicídio.
    Aquele aluno gordinho ou muito magro, alto ou baixo demais, tímido, nerd, frágil, ou qualquer outro que fuja do padrão estético ou comportamental imposto por um determinado grupo, costuma ser alvo de violência escolar. Os agressores não perdoam. Eles humilham, maltratam e intimidam seus colegas na sala de aula, no recreio e até do lado de fora dos muros da escola, transformando a vida de muitos estudantes num verdadeiro tormento.
    Só resta desejar uma boa leitura e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário