Uma das capacidades a ser introduzida, trabalhada e consolidada no 1º ano do ensino fundamental é a compreensão das diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas do eixo apropriação do sistema de escrita da Língua Portuguesa. Os alunos do 1º ano B da professora Lucilene fizeram atividades relacionadas a esta capacidade de forma diversificada e descontraída. Foi explorada a oralidade com auxílio de cartaz com diferentes grafismos, atividades gráficas e uma dinâmica descontraída no pátio, em que cada aluno recebeu um pequeno cartaz com um grafismo. A professora pediu para eles se organizarem identificando-se pelo mesmo grafismo e formando grupos dos diferentes grafismos da escrita da Língua Portuguesa. O objetivo desta brincadeira consistiu em levar o aluno a compreender e identificar os diferentes grafismos, bem como o desenvolvimento da atenção, concentração e descontração. O trabalho foi desenvolvido com recursos didático-pedagógicos que priorizaram a melhor compreensão do conteúdo que, de modo específico, irá sanar as dificuldades que alguns alunos apresentaram na avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa.
Professora: Lucilene da Silva Santos
Ano: 1º B
Nenhum comentário:
Postar um comentário