Pesquisar neste blog

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Dobradura no dia do Soldado e Exército Brasileiro


    Muitas vezes ficamos preocupados com qual atividade elaborar para nossos alunos e nos esquecemos de que podemos repetir algumas atividades que deram certo e que caíram no gosto da "garotada". Aliás, é lá no passado que buscamos os conhecimentos que necessitamos para o presente, e assim possamos através destes, criar novos conhecimentos, metodologias e técnicas. Foi o que fez a Professora Luciana do PROETI "A" Turno da manhã no dia 25/08/2014, ressaltando a importância do Exército Brasileiro e do Soldado neste dia dedicado a eles.
    A dobradura trabalha a coordenação viso motora, coordenação motora fina, orientação espacial, dentre outros aspectos de grande importância no processo ensino aprendizagem. Caso alunos possuam defasagem em algumas dessas habilidades, com certeza terão dificuldade no processo de alfabetização/ letramento e no ensino da matemática e demais disciplinas.
    Os alunos fizeram as dobraduras do "chapéu" do soldado em jornal, o que foi complementado com a pintura em tinta verde que valorizou mais ainda o mesmo.
    As variações em dobradura são imensuráveis, tente outras que podem cair bem nos temas que tem aplicado em sua sala de aula, com certeza os alunos irão se "amarrar" nesta ideia. Confira as fotos!

 

 

 

 

 

 



O lúdico sempre faz bem...


    Trabalhar o lúdico nas séries iniciais é o melhor meio para se colher bons resultados, afirma a experiente professora Abadia Consuelo, que chamamos carinhosamente de Consuelo (ou seja, ela gosta de ser chamada assim). Na sala do 2° ANO A, ela tem aplicado jogos pedagógicos tornando as aulas mais atrativas, com o uso de material próprio e do que há à disposição na biblioteca. 
    A resultante deste trabalho é uma aula mais significativa e ampliação das oportunidades de aprendizagem que por serem "de menos cobranças" os conhecimentos são assimilados de forma espontânea, sem que o próprio aluno perceba. Trabalhar de forma lúdica não é brincadeira de "faz de conta de aprender" como muitos pais e professores acreditam, é uma quebra de paradigmas de modelos engessados do ensinar por novos paradigmas onde as crianças também se tornam agentes de sua própria aprendizagem. 
    O lúdico quebra a rotina na sala de aula bem como aquela disciplina rígida onde somente o professor possui a voz e a vez, bem como as alterações de ambientes e realidades que fogem às atividades restritas à sala de aula, o que não significa que os alunos podem fazer o que querem a qualquer momento, e sim que dentro das regras que regem a escola/ família, eles devem agir no cumprimento de seus direitos e deveres, bem como posteriormente em sociedade, buscando o bem pessoal e coletivo no respeito, amor e liberdade.

Abadia Consuelo
 

 

 

 

 

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Mais uma bela historinha: O Boitatá


    Como prometido na última semana, postaremos agora mais uma historinha sobre folclore, para que você pai/ professor possa contar para seus filhos/ alunos e enchê-los da magia e dúvidas que estas lendas trazem, bem como se divertir muito e perpetuar mantendo viva nossa cultura brasileira.
    A história de hoje é a do Boitatá, que na verdade não era e nunca foi um boi e sim uma bela (...) Vamos ler e descobrir? Boa leitura!

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia do Supervisor Pedagógico



    Neste dia 25/08/2014 a E. E. Líbia Lassi Lopes homenageou a Norma, então supervisora escolar pedagógica da instituição, que com competência, amor e carinho busca realizar o seu trabalho junto aos professores, alunos, direção e demais funcionários e família. Parabéns Norma, que Deus abençoe você em sua caminhada sempre. Foto Supervisora Norma e diretora Eliane.


Dia D "Toda Comunidade Participando"


    Na manhã deste sábado, 23 de Agosto de 2014, aconteceu na Escola Estadual “Líbia Lassi Lopes” o Dia D – “Toda Comunidade Participando”. Neste evento, contamos com a presença dos pais, alunos e os funcionários da escola.
     Foi um dia diferente de extrema importância onde toda a comunidade escolar teve conhecimento dos resultados que a escola vem obtendo nas últimas avaliações externas. Foi ressaltada a importância da parceria escola/família para atingirmos com sucesso as metas propostas para 2014.
      Na oportunidade foi apresentado Plano de Intervenção Pedagógica (PIP). Toda sugestão colhida servirá para continuarmos desenvolvendo um trabalho pedagógico de excelência visando assegurar a todos os alunos aquisição de competência e habilidades necessárias ao prosseguimento dos estudos, garantindo o cumprimento das metas estabelecidas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais nas avaliações externas (PROALFA e PROEB).
Quando toda a comunidade participa, nossa escola faz a diferença.  Com a participação dos professores e demais funcionários, houve as propostas de ações para 2014.
Agradecemos a todos que estiveram conosco e contribuíram na realização do dia D.