Pesquisar neste blog

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Cantinho de Leitura, uma realidade


    O cantinho de leitura devia ser obrigatório nas escolas, sejam públicas ou privadas. Aqui na E.E. Líbia Lassi Lopes é uma realidade. A professora Adriana do 4° Ano tem sabido aproveitar muito bem com os seus alunos este espaço literário, sem falar no uso da biblioteca da escola que é muito rica e diversificada.
    No dia 17/02/2014 os alunos se encantaram com a aula, onde tiveram a oportunidade de manusear livros do cantinho de leitura e assim:
  • Estabelecer relação entre o texto escrito e as ilustrações;
  • Reconhecer o nome do livro, de seu autor e ilustrador, editora e data de publicação;
  • Explorar a perigrafia do livro (capa, folha de rosto, sumário, orelhas, prefácio, etc.).
     Com certeza aprenderam muito com esta aula, a qual percebe-se no rostinho de cada aluno e aluna na pose para as fotos para esta matéria.
    Propor a leitura em sala de aula, e tê-la como uma rotina saudável, é promover nos alunos conhecimentos os mais diversos, de mundo, de culturas diferentes, de diferentes contextos e assim levá-los a inserção nestes universos, possibilitando aos mesmos condições de se sobressaírem melhor nos conflitos que venham a enfrentar no seu dia a dia com mais maturidade e sabedoria, em seu presente e em situações posteriores.
    Parabéns à professora Adriana e aos seus alunos, continuem brilhando sempre no mundo da literatura.
    Fica  o convite aos leitores e leitoras do blog, este exercício literário. Leia um livro com seus alunos professores. Leia um livro com seus filhos pais. Ler sempre faz bem e propõe um relacionamento mais estreito entre professor e alunos, pais e filhos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário