Pesquisar neste blog

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Literatura em pauta

  

    A turma do 4° ano A tiveram uma aula de literatura no dia 06/02/2014 e ficaram muito empolgados, mal "piscaram"  os olhos durante o tempo em que apreciavam a história "O menino Nito" - Livro Animado - Fonte: DVD Escola. Vol. II - Disco 21. A cor da Cultura Parte I.
    De acordo com a professora Adriana, através do questionamento "Quem disse que menino não chora?", do livro animado citado acima, ela quis demonstrar aos alunos que todos os seres humanos podem chorar, ou são passíveis ao choro, que é uma atitude humana que independe de gênero. Mas que o melhor, é chorar de alegria. É preciso o choro para um desabafo, para extravasar uma emoção que se não bem canalizada pode causar danos maiores posteriormente. Portanto, é preciso ultrapassar este paradigma de que menino não chora, e conclui sorrindo "nada disso que menino não chora".
    Os alunos entenderam a mensagem. Agora, se ver um menino chorando por ai, não condene, é um direito de todo o ser humano, apoie e ajude de modo que ele possa superar o momento/ conflitos com maturidade, e chorar não significa ser imaturo.
    
    Também fica a dica de outra história - Livro Animado também trabalhado pela professora Adriana, "Menina Bonita do Laço de Fita" - Ana Maria Machado.
    Através desta história, a professora Adriana relata sobre a possibilidade de absorver conhecimentos que visem a valorização do fato de que cada um de nós, seres humanos, trazemos conosco características de nossos pais, avós, como a cor da pele, do cabelo, etc..
    Reforça, "através deste livro animado, aprendemos a respeitar cada um com suas características", bem como promover o autoconhecimento e o conhecimento dos colegas e assim a respeitar a si e ao próximo.

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário