Professor e professora, como você atua nas aulas de educação física nas séries iniciais? Você já parou para pensar nesta situação? Seu planejamento visa o trato físico e motor, ou vai além na busca da formação global do indivíduo?
Caso você tenha dúvidas, recomendamos a leitura do livro de Jean Le Bouch, intitulado Educação Psicomotora, Porto Alegre, pela editora Artmed, 1987.
De acordo com Le Bouch, a prática esportiva não deve ser somente praticada com vistas a formar bons esportistas e como práticas esportistas competitivas. Formulada dentro de uma teoria do movimento, propõe aos educadores meios práticos que permitem utilizar o movimento como uma das bases fundamentais da educação global da criança.
Educação psicomotora vai além do que era proposto pela educação física tradicional. Visa trabalhar a mente e o corpo, usando o movimento como estratégia e recurso no desenvolvimento das habilidades físicas, psíquicas, emocionais e a evolução da personalidade da criança em desenvolvimento, o que reflete consequentemente nas aprendizagens da leitura, escrita e cálculo e o sucesso escolar.
Vale lembrar que, o professor deve entrar na "brincadeira", e assim estimular a criança com sua animação e mediação, pois a atividade física é coisa séria e muito favorece a aprendizagem e estímulo das inteligências das crianças.
Você professora, você professor encontra este livro na biblioteca de nossa escola - Livro enviado pelo FNDE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário