Pesquisar neste blog

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Palavrinhas Mágicas


    Quem já ouviu falar das tão esquecidas e "fora de moda" palavrinhas mágicas?
    Com certeza toda pessoa alguma vez na vida já ouviu falar e até mesmo já usou. Mas por que será que caíram em desuso? Não são estas mais necessárias nos dias de hoje?
    Com o advento da globalização associada aos modos que as crianças, adolescentes, jovens e adultos se tratam no dia a dia e nas redes sociais e comunidades virtuais, jogos e outros, foi-se perdendo estas formalidades, onde passaram a se tratar uns aos outros dentro de padrões mais informais que não exigem tratos mais refinados, como meios de polpar tempo e ir direto ao assunto e seguindo a "onda" da hora, o que se faz às vezes de modo incomum, com uso de gírias e outros jargões sociais, e se estendeu a alguns "muitos" lares, escolas menos "rígidas', dentre outros espaços.
    Mas estas não estão e nunca estarão fora de moda, mesmo que em desuso atualmente, são de grande relevância na instauração do respeito ao próximo, bem como no estreitamento dos laços e favorecimento do bom convívio em família e comunidade, nos diferentes contextos, nos quais crianças, adolescentes, jovens e adultos convivem e se interagem diariamente.
    Bom dia (boa tarde, boa noite, boa madrugada), obrigado, com licença, por favor, desculpe-me, são essenciais para um mundo onde as pessoas possam conviver com mais harmonia, respeito e amor, inclusive no mundo virtual, onde por educação e respeito deve-se cumprimentar as pessoas ao iniciar uma conversa e ao sair desta mesma conversa, agradecendo a uma mensagem recebida e assim por diante. 
    E você, já usou as palavrinhas mágicas hoje? Fica a dica e o desafio, use e abuse e a magia acontece!

Professor, escritor e poeta Adalmir Oliveira Campos
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário