Pesquisar neste blog

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Passeio na Fazenda Santana



       No dia 19 de setembro, visitamos a Fazenda Santana para encerrar as atividades do Projeto Fazenda na Escola. Fomos de ônibus da fazenda, que veio até a nossa escola buscar os alunos. Estávamos muito ansiosos, pois era um momento diferente na escola.
    As professoras Edna e Sammya fizeram os combinados com as turmas do 5º ano A e B. Saímos da escola as 7: 30 horas pegamos a rodovia e rapidinho chegamos lá. Fomos recebidos pela Elisangela e pelo Sérgio, eles fizeram apresentações da fazenda, dinâmicas super interessantes, em seguida fizemos um passeio de ônibus pela fazenda, conhecendo as plantações de café que é o forte da fazenda, vimos os eucaliptos, seriemas, irrigador de café. Na fazenda é muito organizado eles têm um lugar só para os fumantes chamado fumódromo. 
      O Programa de Educação Ambiental da Fazenda Santana  é o conjunto de atividades desenvolvidas para a formação ambiental dos alunos, fazendo parte do Projeto Fazenda na escola. A fazenda possui uma extensa área de terras, situada na zona rural e oferece uma vida bem diferente, com alimentos naturais e uma rotina baseada em hábitos saudáveis, livre da poluição ambiental que tanto se fala na cidade.
    Dá para perceber que na fazenda se trabalha muito, não?!?! Mas independente do tamanho da fazenda e do tipo de atividade produtiva que realize, na maioria das fazendas há um pomar, onde podemos pegar frutas direto das árvores, fresquinhas e deliciosas... Uma horta com verduras e legumes para consumo dos moradores, onde dá para tirar cenouras direto da terra e um galinheiro, onde podemos pegar ovos direto “da fonte”. Que coisa boa!
       Na fazenda ainda se preserva o hábito de preparar alimentos nos fornos à lenha, como pães, bolos e às vezes refeições completas. HUMM! Quem já experimentou sabe que a comida preparada dessa forma é uma delícia!
     Fizemos um belo lanche, inclusive sorvete a vontade. Foi muito bom o passeio, em dezembro iremos novamente já estou fazendo planos ..



Aluna: Viviane Lopes Santana -5ºB

Professora Edna de Fátima Xavier
Escola Estadual  Líbia Lassi Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário