Pesquisar neste blog

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Conhecendo as "letrinhas" do alfabeto


    Conhecer os códigos que regem a nossa escrita é um verdadeiro jogo de detetive para nossas crianças, as quais, vão descobrindo um mundo novo a cada letrinha que se torna conhecida, a qual passa a ser percebida nas embalagens, placas comerciais, livros, jornais e etc. Este encantamento leva à decodificação e tomada de consciência inicialmente das letras do alfabeto, e posteriormente da junção das mesmas na formação de sílabas e assim sucessivamente, na formação de palavras, frases, pequenos textos, bem como na parte da escrita, de leitura e interpretação.
    Para os alunos da Educação Infantil, da professora Vanessa, cada letrinha é uma história, todos os dias um pedacinho do mundo sendo descoberto!

Veja as fotos!

 

 

 




sexta-feira, 19 de junho de 2015

Educação Integral - Um resgate às festas juninas!


    No dia 17/06/2015 o pessoal da Educação Integral, através da professora de Educação Física, Ludmila, fizeram uma aula bem diferente, resgatando parte da nossa cultura, um tanto esquecida nos dias atuais.
    A tarde foi diferenciada e marcante, alguns alunos com roupas típicas, imitando o jeito caipira de ser, comida típica e muita dança! 
    Os passos da quadrilha foram realizados com entusiasmo e alegria, sendo um modo diferente de realizar a atividade física, através do brincar e da dança. Para encerrar a aula, a comilança rolou solta, acredito que ninguém vai esquecer esta data ou deixar de querer que seja repetida. Parabéns à professora pela iniciativa e parabéns aos alunos pela participação despretensiosa.

Acompanhe os flaches!

 

 

 

 

 




quinta-feira, 11 de junho de 2015

Aprender brincando, é possível?


    Brincar embora pareça uma ação "nada haver" com o ato de educar, é um dos meios e recursos mais eficazes no desenvolvimento da criança de um modo mais amplo, dito integral. É brincando que a criança vai percebendo o mundo que a circunda, o mundo dos adultos e como estes se relacionam e interagem com este mundo, e assim, vão também se aproximando deste mundo e aprendendo a se relacionar e a interagir com o mesmo e as pessoas. Muitas vezes, aulas puramente ilustrativas e expositivas, não "penetram" o entendimento da criança, a qual não consegue assimilar o que se pede, não ocorrendo assim a aprendizagem. Já durante as brincadeiras, esses bloqueios mentais, são diminuídos pela relaxação e prazer que o brincar provoca, somado à "cobrança ou exigência velada", a aprendizagem ocorre mais naturalmente. O professor que tem o brincar como aliado, consegue conquistar os alunos, e uma aprendizagem menos traumática e sem fadigas. A professora Sammya do 1° ano "A" sempre realiza atividades lúdicas com seus alunos, essa semana ela trabalhou o bingo do alfabeto, atividade bem recebida pelas crianças, que entusiasmadas, demonstraram um show ao marcar com círculos coloridos, as letras cantadas pela professora. As variações podem ser: explorar o alfabeto em letras de imprensa maiúscula e em minúscula, em cursiva maiúscula e minúscula, bem como as diferenciações que vemos das letras do alfabeto em palavras em outros portadores de textos, como em revistas, jornais, etc. podendo realizar as atividades em locais diferentes, como no pátio, quadra, caso seja coberta, em um gramado plano, etc..







Quem nunca brincou de balangandã?


   BALANGANDÃ? __Que bicho é esse?
   Enquanto muitos já brincaram com o balangandã em sua infância, há aqueles que nunca nem ouviram falar. Até o nome é diferente, uma ótima oportunidade para quem trabalha com alfabetização, explorar a letra "B", iniciando com uma adivinhação do que significa a palavra, o que pode ser feito através de um desenho, ou oralmente. O balangandã é parte de nosso folclore, é um “brinquedo popular utilizado como réu na brincadeira de pipa” e o nome do brinquedo “vem de ‘balangar’, ou seja, balançar” .  (VENÂNCIO; CARREIRO, 2005, p. 238), e muito usado em danças tradicionais, explora e desenvolve a coordenação viso-motora e deixa aquele gostinho de infância mais intenso no ar. É muito fácil de fazer, você precisa de jornais, ou TNT, ou plásticos coloridos/tiras, ou fitas coloridas, ou ainda tiras coloridas de papel crepom e barbante, sendo este último mais em conta financeiramente, mas de pouca durabilidade. Como fazer: Une-se as pontas de um lado das fitas, aguarde, dobra-se a folha de jornal ao meio várias vezes, até formar um retângulo grande de espessura de uns 10 a 15 centímetros, respeitando o comprimento da folha de jornal, pega-se o lado unido das fitas, cola-se as mesmas com "durex" ou fita adesiva no início da tira feita de jornal, e bem apertado, começa-se a enrolar o jornal com as fitas presas no centro, finalizando com "durex" ou fita adesiva, e por último um pedaço de barbante de uns sessenta centímetros, um pouco maior do que o braço e antebraços abertos da criança, amarrado ao meio do bastão que se formou ao enrolar o jornal, e depois, só brincar.
    A professora Vanessa da Educação Infantil, do turno da manhã, realizou este trabalho e o resultado foi muita diversão e aprendizagem. Confira as fotos!






"Ou abre alas" que a Educação Integral chegou!


    Demorou mas começou! Foi aprovado para nossa escola uma turma de Educação Integral, o antigo PROETI- Programa de Educação em Tempo Integral, a qual atende alunos que necessitam de uma atenção especial, um reforço, ajuda nos deveres de casa, integração com a comunidade escolar e sendo também um suporte para pais que trabalham o dia todo e não têm com quem deixar seus filhos.
    A nova turma atende a 25 alunos do 2° do ciclo da alfabetização ao 5° ano do ciclo complementar do Ensino Fundamental, os quais estudam em sala de aula no turno da manhã e participam da Educação Integral no turno da tarde. Há também as aulas de Educação física, informática, e tem como novidade, as aulas de Educação Artística com professora específica. 
    A professora regente da turma é a Tatiane Aparecida Ribeiro Coelho, a de educação Física a professora Ludmila Queiroz Caetano Vieira, e a de Educação Artística a professora Miriam Brito. Os alunos esperaram ansiosos para o início das aulas na Educação Integral, e tem demonstrado interesse e gosto nas atividades propostas. A escola toda ganha com esta proposta. Agora, é contar com os profissionais, alunos e família para que tudo ocorra o máximo, dentro da normalidade possível, e se consiga alcançar os objetivos propostos.
    As aulas tiveram início no dia 27/05/2015 e continuam a todo o vapor!

Veja as fotos!







terça-feira, 9 de junho de 2015

Uma pequena parábola para o dia a dia em sala de aula, O GRITO!


Diz o relato:

Um dia, um mestre perguntou aos seus discípulos:
— Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?
— Gritamos porque perdemos a calma – disse um deles.
— Mas por que gritar quando a outra pessoa está ao teu lado?
— Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça.
— Não é possível falar-lhe em voz baixa? – retrucou o mestre.
Os homens deram algumas outras respostas, mas nenhuma delas satisfez o mestre. Finalmente ele explicou:
— Quando duas pessoas estão aborrecidas entre si, seus corações se afastam muito uns dos outros. Para cobrir essa distância, elas precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais alto terão que gritar para um ouvir o outro através dessa grande distância.
O mestre fez uma pausa e continuou:
— No entanto, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas? Elas não gritam, mas se falam suavemente. E por quê? Porque seus corações estão muito perto um do outro. Às vezes, estão tão próximos seus corações que nem falam, somente sussurram. Outras vezes, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham e já basta, pois seus corações se entendem. É isso o que acontece quando dois enamorados estão próximos.
Então o mestre completou:
— Portanto, amigos, quando discutirem no trabalho, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que magoem, fazendo-os se distanciar ainda mais. Porque, senão, chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta.

Professor busque levar as crianças a se apaixonarem por você e por suas aulas, e seja você também um apaixonado nesta maravilhosa arte de educar.


                                                                                                                                 “Autor desconhecido”

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Olha quem aniversariou estes dias!


    No último dia 05/06/2015 quem soprou as velinhas foi a Diretora de nossa escola, a Dona Eliane. Como foi feriado e recesso na data, as comemorações surpresas ficaram para o dia 08/06/2015. Cada turma de alunos, juntamente com seus professores, fizeram pequenas homenagens com cartazes, música e muito amor, carinho e respeito.Tudo  o que ela merece e muito mais. Feliz aniversário Dona Eliane, a festa é sua, mas quem festeja somos nós, por termos a grata satisfação de sua amizade. Felicidades hoje e sempre!

Veja as fotos: