As aulas iniciam dia 03 de fevereiro, o que fazer?
Acalme-se, você ainda tem o fim de semana para se organizar.
Já preparou a decoração da sua sala para dar boas vindas aos alunos e alunas?
A decoração da sala é muito importante pois retrata o cuidado e carinho que cada profissional tem por seu aluno e aluna, na acolhida dos mesmos. Uma sala bem organizada, um plano de aula bem feito, com atividades atraentes e diversificadas de boas vindas, provoca com certeza, um bom início de aulas, e como diz o ditado, se começar bem, com certeza a caminhada e o encerramento ao fim do ano também saíra bem.
Ao planejar suas primeiras aulas, organize atividades lúdicas, que promovam a socialização e fortaleça o vínculo entre você professor e os alunos e alunas. Use dinâmicas para trabalhar os nomes, promover o conhecimento de cada aluno e aluna, e estes do professor ou professora.
Abaixo algumas dicas de cartazes que poderão ser feitos por professores e professoras para decorar a sala de aula e algumas dicas de como utilizá-los no dia a dia. O tema pode ser à escolha e critério do professor ou da professora, podendo ser personagens de filmes ou desenhos animados que as crianças curtem.
(clique na imagem para ampliar)
O cartaz de boas vindas pode vir na porta ou no fundo da sala de aula. Bom que o professor/ professora faça uma roda com os alunos, converse com os mesmos, falando da importância de cada um na escola, e conversar sobre este espaço, que é para estudos, aquisição de conhecimentos e aprendizagens. Onde estarão no decorrer de todo o ano, e portanto, devem buscar se dar bem com todos, agindo no respeito e amor uns para com os outros. Interessante também neste primeiro contato levar as crianças a fazerem uma excursão pela escola, para que se familiarizem com a mesma e com os profissionais que nela trabalham.
(clique na imagem para ampliar)
Regras e sanções: é um cartaz que não pode faltar na sala de aula. Embora o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente vise quase que somente os direitos das crianças, é bom deixar claro que a escola e a família "educam" para a vida. Portanto, é importante trabalhar também as sanções. Mostrar às crianças desde cedo que suas ações no mundo geram consequências positivas diante de ações positivas, negativas diante de ações negativas, e a vida cobra delas, assim como cobra de qualquer ser humano quando adulto ou em idade que possa responder por suas ações.
É importante que as regras e sanções sejam criadas juntamente com os alunos e alunas, e jamais como uma proposta pronta. E sempre que necessário, recorrer às mesmas e avaliar o que está dando certo e o que está dando errado, para que os alunos e alunas aprendam a se auto-avaliarem e assim, possam diante de comportamentos negativos, terem a iniciativas de buscarem convertê-los em comportamentos positivos. (para isso, podem contar com o apoio da família e da escola), minimizando ao máximo traumas e culpas.
Extremamente importante deixar claro para a criança que ela é especial sempre, e que são comportamentos negativos que devem ser evitados e se possível trocados por outros positivos.
(clique na imagem para ampliar)
O ser humano na correria do dia a dia tem perdido sua percepção do que ocorre no mundo à sua volta, do meio ambiente em que vive e do universo, e atividades simples como esta, de como está o tempo, pode resgatar este olhar para o que ocorre neste entorno, tornando-os assim mais sensíveis a acontecimentos naturais e sociais tão banalizados nestes tempos.
Esta atividade é simples, consiste em ver como está o tempo, se ensolarado, se parcialmente nublado, se nublado, se chuvoso, e etc. Vai do uso da imaginação. Você pode trabalhar passado, presente e futuro dentre outros. (que dia foi a última chuva/ como estava o tempo ontem/ como estava o tempo pela manhã/ o tempo de manhã estava como o de agora? e assim por diante. Além de se trabalhar outras questões de tempo como frio, calor, passagens lunares, céu estrelado, nãos estrelado, etc.
(clique na imagem para ampliar)
Quantos somo? É um cartaz que vem na prática trabalhar a atenção, socialização, noções básicas de matemática dentre outros aspectos da aprendizagem. usando a imaginação, dá para o professor/professora explorar este cartaz de maneiras diferenciadas sem cair na rotina e ainda assim promover a aprendizagem. Quantos meninos? Quantas Meninas? Juntando meninas e meninos quantos dão ao todo? Quem faltou hoje? Quem faltou ontem? (noções temporais) Por que está havendo faltas? Podemos faltar por qualquer motivos? Em quais circunstâncias podemos faltar às aulas? Vamos ver quem consegue ficar o maior tempo do mês sem faltar às aulas? Pode-se colocar um cartaz para colocar presença e faltas e ao final do mês, trabalhar um gráfico com os alunos mostrando presenças e faltas, e quem está conseguindo cumprir as metas de estar sempre presente às aulas. Professor, use a imaginação.
(clique na imagem para ampliar)
O calendário também é muito rico para se trabalhar as noções de tempo: pretérito, presente e futuro, bem como noções matemáticas mais básicos como: o que vem antes/ o que vem depois/ quantos dias faltam para encerrar o mês/ ontem faltavam quantos dias para encerrar o mês/ hoje faltam quantos dias para encerrar o mês, quantos dias se passaram do mês/ se o mês tem 31 dias e hoje é dia 12, quantos dias faltam para encerrar o mês? e assim por diante bem como que dia é hoje do mês, da semana, ano que se está. sempre mostrar que esta organização de tempo, é para que possam planejar suas vidas, assumirem metas, e assim poderem se organizar melhor para conquistar as metas assumidas com resultados mais satisfatórios. Criar uma agenda onde se programa horários da escola, tarefas, dias em que serão aplicadas avaliações e trabalhos, são meios interessantes de auxiliar os alunos e alunas na administração de seu tempo.
(clique na imagem para ampliar)
Ajudantes do dia, é uma atividade interessante e todos os alunos geralmente costumam gostar muito de participar desta atividade, onde auxiliam o professor nas atividades rotineiras na sala de aula e fora dela, levando um recado, entregando uma atividade aos colegas, organizar um material a ser usado pelo professor, dentre outros. Trabalha-se a comunicabilidade, socialização, relações interpessoais, compromisso, responsabilidade dentre outros aspectos essenciais para o viver em comunidade.
Estas são apenas algumas sugestões, até muito conhecidas pelos professores e professoras, mas não saíram de moda, e são de grande utilidade no dia a dia na sala de aula.
Professor/ professora, se organize, busque dar o seu melhor, e tenha um ano cheio de muitas conquistas e realizações com a turma de alunos e alunas com as quais irá trabalhar este ano.
Qualquer dúvida ou sugestões, deixe seu comentário. Assim aprendemos e crescemos juntos.
Pedagogo, poeta e escritor Adalmir Oliveira Campos