Pesquisar neste blog

terça-feira, 14 de outubro de 2014

A técnica dos "Pingos"


    A professora Luciana Rodrigues do PROETI "A" retirou do fundo do baú a "Técnica do Pingos". Técnica de pintura onde não se usa pincéis, e sim apenas papel xamex, tinta e as mãos. E não é que os alunos e alunas amaram? Só se ouvia nos corredores, os comentários: "tia,'tia' vem ver a arte que eu fiz". "Está é minha obra de arte" "Nossa, nós fizemos mágica" e assim por diante, todos deslumbrados com algo tão singelo, porém prático e muito criativo. Depois de pronta, cada criança se colocou diante do desenho e tentaram dar um sentido/ forma a ele, aí, a fantasia correu solta, saiu cada uma.
Quer aprender a "técnica do pingos"?
    Pegue um folha xamex dobre-a ao meio, passe a mão de modo a firmar o vinco. Em seguida abre-a e no vinco pingue caprichosamente tintas que tem à disposição ou de seu interesse, depois, dobre a folha novamente ao meio, passando a mão suavemente sobre a mesma (lado inverso de onde está a tinta), em seguida, abrir a folha e pronto, só se encantar e curtir, depois aguardar a secagem.
    A professora Luciana Rodrigues nos ensina com esta atividade que o professor pode recorrer a antigas técnicas, metodologias, e outros recursos pedagógicos, mesmo que em desuso e dar-lhes um sentido e toque atual, tornando a aula agradável, prazerosa e criativa, e  o que é melhor que vai de encontro ao gosto e necessidades dos alunos. Nesta atividade trabalha-se cores, acuidade visual, gosto/estética, criatividade, coordenação motora fina, e a linguagem oral e imaginativa.

Veja os flashes:






















Nenhum comentário:

Postar um comentário