Pesquisar neste blog

terça-feira, 29 de abril de 2014

30 de Abril - Dia Nacional da Mulher - Lei Maria da Penha



Curiosidades, bom saber!

Consagrado através da Lei 6791/80, o Dia Nacional da Mulher é de autoria do então deputado federal pelo estado do Pará, João Menezes (1917-2006).

A Lei:
Senado Federal
Subsecretaria de Informações

LEI Nº 6.791, DE 09 DE JUNHO DE 1980
Institui o Dia Nacional da Mulher

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art 1º - Fica instituído o Dia Nacional da Mulher, a ser comemorado anualmente na data de 30 de abril do calendário oficial, tendo como objetivo estimular a integração da mulher no processo de desenvolvimento.

Art 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art - 3º Revogam-se as disposições em contrário.
Brasília, 09 de junho de 1980, 159º da Independência e 92º da República.
Ass: JOÃO FIGUEIREDO

A data escolhida foi uma homenagem à mineira de Leopoldina Jerônima Mesquita que nasceu em 30 de abril de 1880. Ao retornar ao Brasil, depois de estudar na Europa, não se conformou com a situação preconceituosa que era imposta às mulheres no país. 

Jerônima se uniu a um grupo de mulheres combativas e fundou o Conselho Nacional das Mulheres em 1947. Também foi uma das fundadoras da Pró-Matre, hospital beneficente que tinha por objetivo acolher gestantes das camadas mais pobres.

Jerônima Mesquita, em uma das raras entrevistas disse que estava feliz com a promulgação da Lei 4121/62, de autoria do senador Nelson Carneiro conhecida como Estatuto da Mulher Casada, pois com a lei a mulher não precisaria mais da autorização do marido para trabalhar fora, receber herança, comprar ou vender imóveis, assinar documentos ou viajar. (Jerônima Mesquita faleceu em 1972, na cidade do Rio de Janeiro onde residia).

A constituição de 1988 garantiu igualdade perante a lei, a homens e mulheres (art. 5 incisos I e art. 226 parágrafo 5).

Pelo Novo Código Civil Lei Nº 10.408 de 10 de janeiro de 2002 Art. 1.511. O casamento estabelece comunhão plena de vida, com base na igualdade de direitos e deveres dos cônjuges e, constatada a união estável, tanto o homem como a mulher podem requerer a pensão alimentícia.

Outra grande conquista da mulher esta na aplicação da Lei 11.340 sancionada pelo Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva em 07 de agosto de 2006, que ficou conhecida como Lei Maria da Penha:

A Lei: 

Art. 1º:  Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, as Formas de Violência contra a Mulher... dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Art. 2º:  Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.

Maria da Penha Maia Fernandes nasceu na cidade de Fortaleza, estado do Ceará em 1945, formada biofarmacêutica pela Universidade Federal do Ceará e que durante anos foi agredida pelo marido, o colombiano Marco Antônio Viveiros.

- Em 1983, seu ex-marido simulou um assalto e atirou contra Maria da Penha, enquanto ela dormia, sendo atingida nas costas, o que lhe deixou paraplégica. Depois disso, Viveros ainda tentou assassiná-la por eletrocução.

Maria da Penha relata: - “Para mim foi muitíssimo importante denunciar a agressão, porque ficou registrado internacionalmente, através do meu caso, que eram inúmeras as vítimas do machismo e da falta de compromisso do Estado para acabar com a impunidade” - afirma ainda: - “Me senti recompensada por todos os momentos nos quais, mesmo morrendo de vergonha, expunha minha indignação e pedia justiça para meu caso não ser esquecido”.

A lei brasileira Maria da Penha é citada entre as três melhores legislações do mundo com relação ao enfrentamento à violência contra as mulheres no relatório bianual do Unifem (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher).

Parabéns a todas as mulheres, mesmo aquela que está recolhida num presídio cumprindo sua sentença e quando saIr, merece uma oportunidade no mercado de trabalho e na sociedade - as professoras, as estudantes pois a educação é a base para qualquer sociedade em todos os níveis, as donas de casa (que profissão cansativa) e as demais profissionais que servem a sociedade. Parabéns, mulher!!

(FONTE: http://www.portalescolar.net/2011_02_01_archive.html)

Para refletir: Dia da Educação

    Aproveitamos esta data, 28 de Abril, para parabenizarmos aos pais, primeiros educadores, e aos professores, que dão continuidade à esta educação na busca de elevação do ser a um viver pleno e digno enquanto humano em seu viver em humanidade. Que esta luta diária que se faz em prol da educação seja sempre marcada pelo amor, carinho e respeito, o qual deve ser cobrado também a cada filho enquanto educando em seu viver presente e futuro, pois só assim, construímos um futuro que realmente merecemos.

(clique na imagem para ampliar)

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Já iniciaram as avaliações do primeiro bimestre


   Senhores pais e ou responsáveis legais, fiquem atentos.  As avaliações do primeiro bimestre já estão acontecendo. Auxilie seu filho, leia com eles as matérias estudadas nestes primeiros meses, e nestes momentos de estudos, busque deixá-los calmos, converse com eles informando que as avaliações são importantes, pois através delas há novas possibilidades de aprendizagem, de melhorar enquanto ser humano e também nos conteúdos caso os resultados forem abaixo do esperado. Assim você estará preparando os mesmos para viverem em sociedade, onde competições e avaliações são uma constante realidade.
    Avaliar, não é apontar os erros das pessoas através de julgamentos e rotulações descabidas e sim buscar suportes para a auto-superação, sem traumas e culpas. Avaliar pode ser um ato muito saudável, desde que vise a evolução humana em seu exercício de cidadão no viver em humanidade.
    As avaliações tiveram início em 23/04/2014 e término previsto para o dia 30/04/2014.


Importante: Sábado letivo

    
    A direção da E. E. Líbia Lassi Lopes comunica que amanhã, dia 26/04/2014, sábado, haverá aula para os alunos da educação infantil e para os alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental das séries iniciais.
   O PROETI - Escola de Tempo Integral - Educação Infantil e Ensino Fundamental prestarão atendimentos.
  Afirmamos que as aulas acontecerão em horário normal nos turnos da manhã e tarde, e que os ônibus correrão normalmente.

A direção.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Festa na Biblioteca com a Professora Tania Eloi, simplesmente ...


     23 de Abril -Dia Mundial do LIVRO, nada melhor do que uma visitinha à nossa Biblioteca.
    Ah, historinhas contadas, lidas, cantadas, mas todas... LINDAS, aqui saiu até cachorrinho que miava e gatinho que latia, surgiram vários Monteiros, Cecílias, Elias, Ziraldos, Ruths, Rosanas e ... quem sabe Tania's.
Simples assim ...
Por Tania Eloi




Falando de Páscoa


    Depoimento da professora Luciana Rodrigues a respeito de suas aulas com o projeto: Páscoa.

    Ao trabalhar a sobre este tema, Páscoa, percebi que as crianças só comentavam e falavam de chocolates e ovos de Páscoa, como se este fosse o único conceito de Páscoa conhecido por eles.
    Mas após desenvolver o tema e com muito diálogo, elas puderam entender que Páscoa vai além de chocolates e doces, que possui um significado maior, e deve ser vivida todos os dias, pois foi pelo sacrifício de Jesus, que a vida dos Cristãos, e de outras pessoas adeptas a estes conhecimentos e ideologias, se renova a cada amanhecer. E assim podemos todos, nos renovarmos, buscando sermos melhores pessoas a cada dia no bem e no amor!

Por Luciana Rodrigues Caixeta Alves

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Palavrinhas Mágicas


    Quem já ouviu falar das tão esquecidas e "fora de moda" palavrinhas mágicas?
    Com certeza toda pessoa alguma vez na vida já ouviu falar e até mesmo já usou. Mas por que será que caíram em desuso? Não são estas mais necessárias nos dias de hoje?
    Com o advento da globalização associada aos modos que as crianças, adolescentes, jovens e adultos se tratam no dia a dia e nas redes sociais e comunidades virtuais, jogos e outros, foi-se perdendo estas formalidades, onde passaram a se tratar uns aos outros dentro de padrões mais informais que não exigem tratos mais refinados, como meios de polpar tempo e ir direto ao assunto e seguindo a "onda" da hora, o que se faz às vezes de modo incomum, com uso de gírias e outros jargões sociais, e se estendeu a alguns "muitos" lares, escolas menos "rígidas', dentre outros espaços.
    Mas estas não estão e nunca estarão fora de moda, mesmo que em desuso atualmente, são de grande relevância na instauração do respeito ao próximo, bem como no estreitamento dos laços e favorecimento do bom convívio em família e comunidade, nos diferentes contextos, nos quais crianças, adolescentes, jovens e adultos convivem e se interagem diariamente.
    Bom dia (boa tarde, boa noite, boa madrugada), obrigado, com licença, por favor, desculpe-me, são essenciais para um mundo onde as pessoas possam conviver com mais harmonia, respeito e amor, inclusive no mundo virtual, onde por educação e respeito deve-se cumprimentar as pessoas ao iniciar uma conversa e ao sair desta mesma conversa, agradecendo a uma mensagem recebida e assim por diante. 
    E você, já usou as palavrinhas mágicas hoje? Fica a dica e o desafio, use e abuse e a magia acontece!

Professor, escritor e poeta Adalmir Oliveira Campos
    

É chegada a Páscoa. Não é que apareceram muitos coelhinhos!


    Nas últimas duas semanas, entre 08 e 16 de abril, a E.E. Líbia Lassi Lopes trabalhou a sequência pedagógica com o tema Páscoa. Entre símbolos, abordagens do tema por diversas culturas e muita arte, descobriram que sempre é possível se tornar uma pessoa melhor e que ações negativas podem ser trocadas por ações positivas, nos permitindo sermos novas pessoas a cada dia, na morte do que nos atrasa enquanto seres humanos e na vida que surge através de nossas escolhas no bem e no amor.
    Mas, o que as crianças também gostaram muito, foi da culminância do projeto, a qual teve confecção de máscaras de coelhinhos, pintura no rosto, e muitos doces e brincadeiras divertidas, como encontrar os ovinhos de páscoa. Veja abaixo as imagens destes momentos felizes! Feliz Páscoa!

 

 

 

 

 

 



quinta-feira, 10 de abril de 2014

Copa do Mundo 2014, Uma Grande Torcida!


  
    Foi com alegria que os alunos, alunas e professores da E.E. Líbia Lassi Lopes comemoraram o aniversário de 172 anos da cidade de Patrocínio. Além de trabalharem o tema em sala de aula através de história, fatos e fotos da cidade, culminaram com o belo desfile cívico ocorrido no dia 07 de Abril, cujo o tema era "Copa do Mundo 2014, Uma Grande Torcida!". Muito verde e amarelo para festejar o aniversário de nossa querida Patrocínio, e desde já começar a grande torcida por nosso futebol brasileiro na Copa do Mundo que ocorrerá em meados de 2014.



    

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Dica de leitura - Jean Le Bouche - Educação Psicomotora


    Professor e professora, como você atua nas aulas de educação física nas séries iniciais? Você já parou para pensar nesta situação? Seu planejamento visa o trato físico e motor, ou vai além na busca da formação global do indivíduo?
    Caso você tenha dúvidas, recomendamos a leitura do livro de Jean Le Bouch, intitulado Educação Psicomotora, Porto Alegre, pela editora Artmed, 1987.
    De acordo com Le Bouch, a prática esportiva não deve ser somente praticada com vistas a formar bons esportistas e como práticas esportistas competitivas. Formulada dentro de uma teoria do movimento, propõe aos educadores meios práticos que permitem utilizar o movimento como uma das bases fundamentais da educação global da criança.
    Educação psicomotora vai além do que era proposto pela educação física tradicional. Visa trabalhar a mente e o corpo, usando o movimento como estratégia e recurso no desenvolvimento das habilidades físicas, psíquicas, emocionais e a evolução da personalidade da criança em desenvolvimento, o que reflete consequentemente nas aprendizagens da leitura, escrita e cálculo e o sucesso escolar.
    Vale lembrar que, o professor deve entrar na "brincadeira", e assim estimular a criança com sua animação e mediação, pois a atividade física é coisa séria e muito favorece a aprendizagem e estímulo das inteligências das crianças.

   Você professora, você professor encontra este livro na biblioteca de nossa escola - Livro enviado pelo FNDE.

Capoeira no PROETI A e B


    As turmas do PROETI A e B (Projeto Escola de Tempo Integral), através da parceira com a prefeitura municipal de Patrocínio - Arte Cidadã - Secretaria Municipal de Cultura, vem tendo aulas de Capoeira com  Antonio Luiz Bernardes - Mestre Chaminé.
    As aulas ocorrem semanalmente e tem sido bem aproveitadas pelos alunos.
   É importante salientar o rico conteúdo cultural que vem sendo desenvolvido, o qual também explora o corpo e a mente através da música e do movimento rítmico e cadenciado, desenvolvendo assim habilidades e aprendizagens globalmente.










terça-feira, 8 de abril de 2014

Patrocínio, 172 anos de muita história.


    Durante toda a semana, do dia 31 ao dia 04 de Abril, foi trabalhado como tema em sala de aula, a cidade de Patrocínio, a qual fez 172 anos no dia 07 de Abril de 2014. A escola se preparou através de murais, cartazes, pesquisas realizadas pelos professores e alunos, que puderam através de fotos, fatos históricos, e experiências pessoais, conhecer um pouco mais da cidade onde vivem, pois cada um, de algum modo, faz parte desta história que se faz dia a dia. Abaixo algumas fotos das atividades realizadas em sala de aula.