Pesquisar neste blog

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

PROJETO TRILHA DA TERRA

 
Projeto “Trilha Daterra”
Cidadania, meio ambiente e escola:
educando para a vida

        A Terra é nossa morada no Universo.”
         Diante da relevância do tema, nós professoras das turmas do 4º Ano A e B, Eliete e Cleide respectivamente, optamos por desenvolver o projeto na amada escola “Líbia Lassi Lopes.” O presente projeto tem com objetivo educar para a cidadania e sustentabilidade. Assim pretendemos transformar conhecimentos teóricos sobre o tema em prática, através de uma metodologia lúdica, promovendo a interdisciplinaridade aliada aos temas transversais.
Nas aulas, os alunos aprenderam um pouco mais sobre o preparo, plantio e o cultivo das plantas, bem como a importância delas para o mundo, pois transformam gás carbônico em oxigênio e realizam a fotossíntese.
Também foram trabalhadas aulas de leitura na biblioteca e contação de história na sala de aula, além de produções textuais e apresentação de um teatro sobre o  tema em questão.
Nesse sentido, “acreditamos que o mundo é maravilhoso e poderá ser ainda melhor se cuidarmos dele. Cuidar do meio ambiente é uma tarefa consciente.”
Abaixo uma produção textual de uma aluna do 4º Ano A:


O que você está fazendo pelo planeta?

Eu me chamo Maria Clara, tenho 9 anos de idade, moro com meus pais e irmãos.  Todos os dias, de segunda à sexta-feira, vou para a escola para aprender mais sobre o Planeta Terra e muitas outras coisas também, como ler, fazer contas e estudar a tabuada.
Na escola onde eu estudo eu, meus colegas e a professora plantamos mudas de árvores em frente à escola e estamos cultivando, para que, no futuro elas cresçam e nos deem sombra e ar fresco. Todas as manhãs, nós as regamos com bastante água. Gosto muito quando chega a hora de ir cuidar delas.
A professora nos ensinou que as árvores transformam  gás carbônico em oxigênio e ainda, realizam a fotossíntese.
O mundo que vivemos é maravilhoso e por isso, temos que cuidar bem dele. Para isso, é preciso unir forças para a preservação do planeta. “Cuidar do meio ambiente é ação consciente.”

Professoras Cleide e Eliete - 4º Ano A e B


   
                               

                               

                               

                              

                             

                            

                            

                           

           
  
             




                         




          

                                               

                             

                   
             
                             

                 

                  

           Adicionamos abaixo as fotos do Dia da Trilha Daterra. Foi o dia em que visitamos a Fazenda Daterra e tivemos a oportunidade de conhecer um espaço que se preocupa verdadeiramente com o meio ambiente.  
          
                    














































             





















Nenhum comentário:

Postar um comentário