Pesquisar neste blog

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Por que trabalhar com geometria?


Os alunos do 3º ano B da Professora Adriana Dornelas se divertiram muito e aprenderam pra valer explorando as planificações e levantando hipóteses sobre as mesmas. Cada aluno teve  oportunidade de construir um CUBO  e identificar suas faces, vértices e arestas.
Parabéns 3º ano B!

★ De início, saiba que a criança que desenvolve bem o raciocínio geométrico, apresenta maior capacidade de antecipar soluções, prevê e, normalmente, planeja as resoluções. Por isso, na fase inicial, o trabalho deve explorar a modelagem de formas, a experimentação de muitas figuras e sólidos e a identificação de propriedades, sempre com o apoio no concreto que, gradativamente, deve ser tirado de cena.

★ Além disso, a temática deve ser trabalhada desde os anos  iniciais do Ensino Fundamental, pois ela é primordial para o sucesso do aluno nos anos seguintes.

★ Com a construção dos sólidos geométricos, a criança ainda se torna apta a classificar e nomear as figuras espaciais existentes e, ao entender que qualquer um dos sólidos pode ser apresentado na forma de figura plana (denominada planificação), acaba por assimilar sua característica principal. Em consequência, também consegue demonstrar o número de vértices, arestas e faces da figura.

Aguardem! Em breve construiremos outros sólidos geométricos.

 

 

 

 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário