Pesquisar neste blog

segunda-feira, 5 de maio de 2014

É chegado o Mês de Maio

 
Mês de Maio deu o ar da graça e veio com muitas novidades, a começar pelo dia mundial do trabalho, onde trabalhadores em todo o mundo pararam para reflexão e luta na busca de terem seus direitos conquistados mantidos e expandidos na promoção da vida humana em sua plenitude e dignidade. Mas, maio trás muitas outras novidades, datas que realmente valem a pena serem comemoradas e festejadas, e por que não aprendidas nas séries iniciais de modo a perpetuarem em suas vidas estes aprendizados que visam à valorização do humano em suas manifestações culturais e sociais no viver em humanidade?

Datas importantes no calendário escolar dentre outras:

01 . Dia Mundial do Trabalho – Nesta data pode-se trabalhar as profissões, bem como luta por direitos dos trabalhadores e suas conquistas, fazendo um paralelo histórico de tempos anteriores e atuais, inclusive escravidão.
03 . Dia do Sertanejo – Quem são os sertanejos, vida histórias, causos e canções inspiradas nestes.
03 . Dia Mundial da Liberdade de Imprensa: Lembrar alunos que nem sempre foi assim, “poder falar o que se pensa com a família e na sociedade”.
05 . Dia da Comunidade – Data em que se pode trabalhar um projeto sobre o que é comunidade, viver em comunidade, regras e sanções no viver em comunidade, enfatizando a união que é extremamente importante no combate à violência, drogas e outros males sociais.
07 . Dia do Oftalmologista – Você professor já parou para pensar na importância da visão no processo ensino aprendizagem e para a vida? Aproveite para falar dos cuidados que devemos tomar com a visão com seus alunos e família, aproveite para fazer com eles testes simples que podem identificar se há ou não problemas em sua visão.
07 . Dia do Silêncio – Ótima ideia para se trabalhar as influências do barulho e do silêncio em nossas vidas e do quanto influenciam nossa aprendizagem, bem como os males que podem causar os excessos de barulho/ poluição sonora.
08 . Dia da Vitória – Nascemos para sermos vitoriosos, mas é conseqüência de esforço dentro de senso de ética e justiça, o que pode ser uma vitória para nós? Levar a refletir sobre metas e conquistas de metas, as quais os alunos podem fazer a si mesmos com vistas de melhorarem em seus estudos. Cada progresso, uma vitória, seja numa avaliação, seja na mudança de um mau comportamento por um bom e etc.
08 . Dia do Artista Plástico – Tempo de refletir sobre as artes plásticas e artistas que influenciaram as artes conhecidas, e por que não colocar as mãos na massa?
11 . Dia das Mães – Quem não gosta de comemorar este dia ao lado de quem ama? Pode-se também trabalhar a questão da perda com aqueles que perderam suas mães, bem como uma infinidade de atividades, como músicas, poesias, receitas, artes, etc. Faça deste período, um período mágico de valorização às mães.
13 . Abolição da Escravatura – Importância desta data, bem como estudo do contexto histórico que nos levou a ela, reflexão atual nas questões de trabalho escravo adulto e infantil, bem como manter acesas  a luta para que este espírito de liberdade seja sempre crescente nos corações  humanos, jamais vindo a reincidir.
13 . Dia do Automóvel – Que tal falarmos da importância dos automóveis em nossas vidas? Sempre tivemos automóveis como os vemos hoje em dia? Podemos trabalhar a evolução dos meios de transporte, modelos, cores, marcas, etc. Pense nisto, quem não gosta de falar sobre automóveis?
16 . Dia do Gari – Importância deste profissional na vida das pessoas que vivem na zona urbana e rural onde prestam seus serviços? Perigos que passam todos no trato com o lixo, como o de se contaminarem, se cortarem em objetos cortantes e etc.? O que seria das cidades e de nossas ruas caso deixassem de prestar seus serviços?
17 . Dia Internacional contra a Homofobia – Importância de se trabalhar este tema tão polêmico, que deixa à margem pela discriminação milhares de pessoas, que antes de qualquer condição, são humanos e merecem serem respeitados em seus direitos considerados universais.
18 . Dia Internacional dos Museus – O que são museus? Que tesouros guardam os museus? Podem eles nos acrescentar algo em nossas aprendizagens? Que tal assistirmos ao filme: Uma noite no museu I e II?
21 . Dia da Língua Nacional – Falada e escrita, a nossa língua é fundamental para que possamos nos comunicar com clareza e transmitirmos conhecimentos uns aos outros, bem como fazermos nossas histórias. Alertar para a segunda língua oficial brasileira a LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais. Os alunos ficaram encantados em aprender algumas palavrinhas básicas deste instrumento mágico que facilita a inclusão dos surdos ao mundo dos ouvintes e dos ouvintes ao mundo dos surdos.
30 . Dia das Bandeiras – Símbolos Nacionais, de cidades, países, estados, times de futebol, comunidades.
31 . Dia Mundial das Comunicações Sociais - Importância e evolução dos meios de comunicação.

Obrigado pela leitura e bom mês de maio para cada um de vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário