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sexta-feira, 14 de março de 2014

O ato de recrear

   

     O período de intervalo entre o início  e término das aulas a que muitos chamam "recreio" ou "intervalo", é de grande importância para os alunos. Pois permite aos mesmos um tempo para descanso do corpo e da mente, saindo de uma postura centrada e "controladora" para uma postura mais flexível e mais livre. Liberdade esta que não quer dizer "deixar fazer o que quiserem" e sim, não ter alguém impondo o tempo todo o que podem ou não fazer, mas ter alguém que aja como mediador neste momento das ações dos alunos em convívio uns com os outros.
   Recrear, o próprio nome já revela hora de lanche, hora de brincadeiras livres. É interessante que o ambiente de recreação seja preparado com atividades lúdicas e diversificadas, permitindo ou não às crianças trazerem brinquedos de casa. Bolas, corda, blocos lógicos, jogos de encaixe, peteca, materiais pedagógicos, livros, e outros podem ser utilizados sempre, alternando e evitando cair na monotonia. 
   Após o lanche, é importante que os alunos fiquem à vontade para escolherem seus brinquedos e brincadeiras, utilizando os materiais disponíveis ou de suas invenções próprias de crianças. Cabe ao professor apenas mediar as ações e conflitos que podem vir a surgir. 
     São nestes momentos, embora curtos, infelizmente, que ocorre boa parte da aprendizagem que é iniciada e incentivada na sala de aula, ou seja, é quando os alunos colocam a teoria em prática. É explícito o trabalho psicomotor global, a linguagem oral, a socialização, a orientação espacial e temporal, lateralidade, esquema corporal, etc. Visto que o ato de recrear reflete consideravelmente em sala de aula à medida que a criança desenvolve o corpo, a mente, as relações interpessoais, e as emoções. Dá para perceber que apesar de ser momentos de laser e brincadeiras, recreação também é coisa séria.

Prof. Adalmir Oliveira Campos





     

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