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terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O carnaval está chegando, o que fazer?

    
     
   Muitos professores ficam preocupados com o que trabalhar neste período, visto que as mídias já começam a abordar o tema de modo persuasivo e intensivo. A data não sai da memória das pessoas e isto com certeza interfere na mente e vida dos alunos. Pensando nisto, por que não trazer um pouco deste contexto para a sala de aula? 
    É um bom tema que pode ser trabalhado em forma de projeto e assim de modo interdisciplinar abordar todas as disciplinas, trabalhando temas diversos, que fazem parte deste contexto cultural riquíssimo, como a cultura afrodescendente no Brasil /cultura negra, arte de rua, cantores da atualidade, estilos musicais, artes plásticas, dança, dentre outros. Imagina o quanto de atividades práticas de matemática, português, história, etc. não serão possíveis com este tema.
    Trabalhar sobre o carnaval requer alguns cuidados, pois interfere e esbarra em outras culturas, contextos e realidades, que não aprovam o carnaval. Mas é importante abordar o tema, levar o conhecimento, e promover o respeito. Para tanto, jamais forçar um aluno ou aluna que não queira por motivos religiosos, e outros a executar as atividades propostas com este tema, buscando agir de modo a não ferir suas "verdades", mas buscar levar o conhecimento e propor o respeito.
    O carnaval tem um lado bonito, o qual deve ser incentivado e conhecido nas escolas e sociedades, o lado que contraria a prostituição, a pornografia, o uso das drogas e outros atos considerados ilícitos.
    O professor pode começar fazendo um projeto, apresentá-lo aos alunos, contar a história do carnaval, buscar ilustrar esta história, trazer fotos, fatos, buscar outros portadores de textos que abordem o tema. pedir aos alunos que tragam sobre o assunto de casa, criar rodas de conversa onde cada um irá expor o que trouxe de casa e assim por diante. Dando continuidade, como leitura e escrita, pode-se trabalhar marchinhas carnavalescas, que possuem um ritmo atraente e na sua maioria são textos inocentes que podem ser explorados em sala de aula sem gerar polêmicas. As marchinhas são uma ótima pedida para se trabalhar a música e o movimento, tão essenciais às crianças em desenvolvimento físico, intelectual e emocional. Depois de se trabalhar as marchinhas, pode-se selecionar músicas cantadas nos trios elétricos, criar coreografias e estimular a dança e a alegria. Como exercício de fixação pode-se trabalhar desenhos ilustrando as aulas teóricas e o que os alunos tem assimilado do tema abordado. Para tanto pode-se usar tintas, desenhos para colorir (tipo pierrôs e columbinas), dentre outros.
    As máscaras não podem faltar, é bom fazer um projeto legal, se programar, confeccionar a mesma em etapas para que no dia da culminância do projeto, estas possam estar todas prontas. Os painéis da escola também podem mudar um pouco, a caráter, e contar com a participação dos alunos, para isso trabalhar confecção de máscaras gigantes, onde poderão fazer colagens e ornamentar os mesmos, os quais podem ser afixados nos corredores da escola e no auditório, juntamente com serpentinas e outros que fazem parte do carnaval. 
    Um projeto assim, é trabalhoso, exige muito dos alunos e do professor, mas com certeza ficará para sempre na memória de todos. Um portfólio com as atividades pode ser criado e ser apresentado na culminância do projeto, bem como as atividades realizadas durante a execução do mesmo. Para encerrar  o projeto, pode-se criar também, uma hora dançante, onde os alunos desfilarão com suas máscaras ao som de marchinhas de carnaval, podendo ter apresentações de dança, teatro, e outros que podem constar no projeto.
    Dicas à parte, mãos a obra, o tempo passa e não espera. Boas festas de carnaval.

Adalmir Oliveira Campos, Pedagogo, escritor e poeta.

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