Pesquisar neste blog

terça-feira, 13 de outubro de 2015

A nuvenzinha triste!



    Você já ouviu a história da nuvenzinha triste? Não? Então, você precisa ouvir. Você pode ler a mesma logo após as fotos. A professora de artes da Educação Integral, Miriam Brito, levou esta história para as "suas" crianças e a recepção foi bem calorosa e com grandes aprendizagens para a vida. 
    Na história da nuvenzinha triste, a mesma estava triste por que não estava satisfeita consigo mesma, o que muitas vezes acontece até com a gente não é mesmo? Mas, depois de muitas experiências, entendeu o quanto é linda e útil e o quanto pode fazer pelos outros, tornando o ambiente mais lindo e feliz. Através desta historinha, os alunos da professora Miriam Brito, descobriram que amar a si mesmo e aproveitar os talentos  fazendo coisas bonitas e legais nos deixa muito mais felizes e que podemos compartilhar nossa alegria e felicidade com as outras pessoas. 
    Para fixar a história trabalhada, cada aluno confeccionou um lindo cartão para presentear as  (os) professoras (res) de nossa escola, em sinal de reconhecimento de seu valor para todos nós, alunos e comunidade escolar.

Acompanhe os flashes!
 

 

 

 

 

 

 

 

A nuvenzinha triste


Lá no alto do céu vivia uma pequena nuvem. Ela era uma nuvem triste porque não gostava de ser nuvem.

Um dia a nuvem que não gostava de ser nuvem viu um passarinho voando bem alto e pensou: "Como eu gostaria de ser um passarinho e voar alto!"

E a nuvem pensou e fez. Esticou daqui, esticou dali e ficou feito um passarinho. Mas de novo se entristeceu: "Eu não sei cantar como passarinho!"

Uma pipa voava bem alto, perto das nuvens e então a nuvem pensou: "Já sei! Posso ser uma pipa como esta!"

E se esticou de um lado, encolheu de outro até ficar parecida com uma pipa. Mas ela não tinha linha e nenhuma criança lá embaixo para segurá-la. Então percebeu que nunca poderia ser uma pipa... e de novo se entristeceu.

Uma estrela brilhava lá no alto e quando a nuvenzinha a viu ficou alegre.

Ela bem que poderia ser uma estrela... e se esticou daqui, encolheu de lá até ficar parecida com a estrela, mas... e o brilho? Ela nunca brilharia como uma estrela. E de novo a nuvem se entristeceu.

Foi aí que um avião passou voando rápido. "Que lindo! Posso ser um avião!"

E a nuvenzinha se esticou daqui, se encolheu de lá até tomar a forma de um avião. Mas... não havia piloto, nem passageiros. Ela nunca seria um avião de verdade... e de novo se entristeceu.

Nisso, um foguete passou voando para o espaço e ela ficou toda animada: "Ora, não posso ser um avião mas posso ser um foguete, que voa sozinho!"

E ela tomou a forma de um foguete e aí lembrou que não tinha um motor possante para subir.

E a nuvem, mais triste ainda, começou a chorar porque não podia ser nada daquilo que queria ser... e chorou tanto que suas lágrimas caíram sobre a terra que estava seca e sobre as plantas que estavam murchas.

A terra molhada riu feliz e fez as plantas e flores brotarem, e tudo lá embaixo virou um jardim. Quando a nuvem viu o que tinha feito, também ficou feliz.

E daí pra frente resolveu que queria ser nuvem mesmo, pra molhar a terra e alegrar as plantas. E foi o que ela fez!







Dia do Professor

 

    Desde já, deixamos a nossa homenagem ao professor pelo seu dia. A este que luta incansavelmente por uma educação de qualidade, e que, mesmo trabalhando "às vezes" em situações precárias e infelizes, não deixam de sorrir e levar o seu carisma e fé para as crianças, na busca da realização do sonho de uma sociedade mais justa, humana, fraterna e feliz. 
    Mais que vocação, ser professor, é uma das profissões mais importantes que temos desde os tempos mais remotos, da qual, nascem todas as outras profissões, através do profissionais que estes formam. Os professores são, depois da família, o esteio, o norte, a moldar e mediar a educação de milhares e milhares de pessoas, que se bem atendidas, primeiramente pelos pais em sua educação inicial e em segundo por bons e apaixonados profissionais da educação, farão jus ao ditado popular que afirma que "as crianças serão o futuro do amanhã". Se vão construir um bom ou um mau futuro, depende em muito desta educação, a qual, deve ultrapassar a simples formação para passar em concursos públicos, vestibulares, e provas outras, bem como serem encaixadas no mercado de trabalho, indo além, na formação do caráter, da verdadeira moral, e preparação para a vida, e o bem viver, os quais se baseiam no respeito a si, aos semelhantes, sejam estes quem forem, não importando se pensam diferente, se são de cor diferente, se são de orientação sexual diferente, ou religião diferentes, etc. Ser professor, além de tudo mais, é ser um formador de pessoas, prontas para serem agentes ativos e participativos na busca de sua felicidade e formação para a vida, sem esbarrar no direito dos outros de serem felizes, sendo assim, colaboradores para que a felicidade (mesmo em sua complexidade) seja por todos e para todos. Educar para a vida, é valorizar cada momento, desde a mais tenra idade, e não somente o porvir, após a formação. Ao final das contas, é a caminhada que conta!

Feliz dia do Professor!

Texto de Adalmir Oliveira Campos

Dia das crianças - Tudo de bom!


    No último dia 09 de Outubro aconteceu uma grande festa das crianças aqui em nossa escola. As mesmas tiveram uma bela recepção em ambos os turnos, manhã e tarde. Um dia muito diferente, onde o material escolar foram tintas, música, pula-pula, e os lanches, algodão doce, balas, doces, pão com carne, refrigerante e bolo, coisa que toda criança ama muito, mas que, para conservar a boa saúde, devem ser evitados em excesso em dias comuns. Para comemorar o dia das crianças, pode não é?
    Além das comilanças, pula-pula e música (boate da criança), aconteceram também pintura no rosto, onde as crianças puderam se sentir super heróis, borboletas, fadas e príncipes e princesas (etc.), pintura de cabelo, apresentações artísticas realizadas pelo grupo IBEL. 
    Um dia, para ficar na história, onde ao encerrar as aulas, se ouve muito as frases inocentes de nossas crianças: __Nossa "tio" hoje a aula foi ótima não foi?", e não é que nem teve tempo pra indisciplina! Também com muita alegria recebemos a inspetora Dirce Santos, e uma equipe da Fazenda Santana, sendo esta última, uma grande incentivadora e colaboradora deste projeto do Dia das crianças (dentre outros), à qual deixamos o nosso agradecimento.

Parabéns a toda equipe do Líbia Lassi Lopes, alunos, pais e pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso deste dia!

Veja as fotos e se encante também!